Pages - Menu

segunda-feira, 26 de março de 2012

8x01 - Um Passo de Cada Vez


8X01 – Um passo de cada vez
Toda a cidade está comentando sobre a possível volta do casal Lorelai e Luke que retomam o relacionamento devagar. Enquanto isso, Rory enfrenta as dificuldades e novidades empolgantes do primeiro dia no seu novo trabalho, sentindo-se bem inexperiente ainda. Ela conhece muitos outros jornalistas: um do New York Times, um do Chicago Sun Times, uma do Washington Post, uma do Daily Mirror (inglês) e um da Globo News (brasileiro).O epi termina com Lorelai e Rory falando e telefone e contando os passos que deram, um de cada vez.


Junho, mesma noite do último episodio da sétima temporada - Rory está andando pelo avião com uma frasqueira e uma pasta de laptop em mãos. Ela coloca as coisas no bagageiro, se senta, aperta os cintos e fica a olhar pela janela enquanto ouve a gravação: Pedimos que permaneçam sentados e com os cintos de seguranças afivelados enquanto os avisos estiverem acesos. Este avião contém duas portas nas extremidades e quatro saídas  de emergência na parte central da aeronave indicadas pelo símbolo em vermelho. Em caso de despressurizarão, máscaras de oxigênios cairão em frente a vocês. Crianças devem ser ajudadas. Os coletes salva-vidas se encontram em baixo dos assentos. Os passageiros adultos somente devem insuflá-los no instante em que forem deixar a aeronave. Em caso de emergência, luzes se acenderão no chão.  Informamos que não é permitido fumar durante o vôo e que o uso de equipamentos eletrônicos é limitado. Agradecemos  por escolherem esta companhia e desejamos a todos um ótimo vôo.”


Lorelai aparece no aeroporto olhando o avião decolar através do vidro.

-----------

Lorelai chega em casa... Tudo quieto. Passa pela sala, pela cozinha e vai até o quarto de Rory. Encontra Paul Anka deitado na cama da filha, se senta ao lado dele e fica acariciando o cachorro.


ABERTURA “Where you lead”


É um novo dia no Luke´s... Miss Patty e Babbette sentadas na mesa próxima a parede de vidro, as duas conversando ao mesmo tempo que estão a observar Lorelai que anda até a porta do Luke´s e depois recua, anda de novo mas dessa vez passa adiante da porta novamente sem entrar.
Babbette: - Eu disse que tem alguma coisa nova do ar. Eu vi os dois voltarem juntos pra festa ontem, sabe-se lá de onde e eles estavam bem sorridentes, se é que você me entende!
Miss Patty: - Não é possível... Por que ela está com medo de entrar então?
Babbette: - Eu não sei, mas eu continuo achando que eles estão juntos de novo. Será que foi a música dela ou a lona que ele costurou?

Finalmente Lorelai volta e entra na lanchonete fazendo o sininho soar. Depois de olhar ao redor e não encontrar quem procura, se dirige a Babbette e miss Patty.

Lor: - Oi, garotas! Vocês viram o Luke por aqui?
Miss Patty: - Eu acho que ele está lá em cima, querida.
Barbbette: - Foi difícil dar adeus a Rory?
Lor: - Ye... Muito! Não sei como vou me virar sem ela. Eu realmente sinto como se tivessem arrancado parte do meu coração e entregado a ela como naquele filme terrível do dragão. Mas, ela estava tão bem naquela roupa de repórter pegando o avião... Acho que as coisas vão dar certo. Espero!

Luke entra e é surpreendido ao ver Lorelai. Nervoso ele esbarra num prato vazio no balcão que cai e se quebra inteiro...


Luke: - Droga!

Luke se abaixa pra catar os cacos. Lorelai vai até o balcão e depois de ouvir um “Ai” do Luke que se cortou, ela entra e se abaixa teoricamente só para ajudá-lo enquanto as duas senhoras ainda estão de olho nos dois.

Miss Patty: - Definitivamente alguma coisa está acontecendo aí.

Lor: - Ei! Você está bem?
Luke: - Sim. Eu só cortei o meu dedo.
Lor: - Então... Ontem...
Luke: - É... Ontem...
Lor: - O que significou?
Luke: - O beijo?
Lor: É, o beijo.
Luke: - Eu penso que significa que o que nós tínhamos e sentimos não acabou.
Lor: - Não acabou. E agora?
Luke: - Estamos juntos.
Lor: - Estamos juntos? De novo?
Luke: - Não estamos?
Lor: - Estamos.
Lor: - Podemos estar “juntos juntos” hoje a noite?
 Luke: - Pego você as sete.

Luke faz sinal com a cabeça pra Lorelai olhar pra cima e ela vê Miss Patty e Barbbette debruçadas no balcão.
----------------------

Rory desce de um táxi com duas malas enormes, a frasqueira, a pasta e um casaco. Está tocando o “Papapapá”. Está em frente a um hotel simples, olhando para as escadas que levam a entrada do pequeno prédio e para a sua montanha de tralhas pensando em como vai fazer pra chegar até a porta com tudo aquilo.

Depois vemos ela puxando uma última mala já com todas as outras coisas no chão da recepção. Rory toca o sininho e aparece uma mulher de meia-idade.

Mulher: - Posso ajudá-la, senhorita?
Rory: - Sim. Eu sou Rory Gilmore. Estou com a imprensa da campanha do senador Barack Obama. Eu queria um quarto.
Mulher: - O segundo andar é todo de vocês. Aqui está, seu quarto é o 205. Se quiser, levamos suas malas pra que você não perca toda a conferência.
Rory: - Conferência?
Mulher: - No salão de conferência. A imprensa está entrevistando o assessor pessoal de campanha do candidato. Começou tem cinco minutos. Você não sabia nada sobre isso?
Rory: - Oh, essa conferência... Já estou indo pra lá. Obrigada por levar minhas malas.

Rory se encaminha para o salão balbuciando: - Por que não me falaram nada sobre isso? O que mais será que esqueceram de me informar?

Rory entra em silêncio na conferência e senta na última fila. Há umas quinze pessoas na sala...

Homem: - Obrigado!
Uma mulher levanta a mão... Assessor: - Sim, Sra.?! Nome, jornal e pergunta, por favor.

Rory observa que todos estão com os laptops abertos escrevendo e decide fazer o mesmo começando a anotar as resposta do assessor na hora em que a mulher começa a se pronunciar...

Nancy: - Nancy Sullivan, Washington Post. O senhor pensa que é uma estratégia inteligente o senador se aproximar dos latinos e imigrantes?
Assessor: - Claro que sim! Eles correspondem a uma parcela populacional cada vez maior e mais influente que tem sido constantemente negligenciada.
Nancy: - Você acha que os Estados Unidos já conseguiram vencer de vez as segregações raciais a ponto de elegerem um presidente negro?
Assessor: - Eu não colocaria as coisas nesses termos...
-----------------------

Lorelai na recepção do Inn falando com Michel...
Lorelai: - Eu já disse. Não me interessa que você não queira receber os Dawnson´s novamente. Eles amaram a pousada, querem ficar com a gente de novo e nós temos vagas. Ligue pra eles, diga que um dos quartos vagou e coloque-os em algum lugar.
Michel: - Tá, mas eles vão ficar naquele quarto em que a lareira não está funcionando.
Lorelai: - Apenas ligue pra eles, ok?!
Soockie: -Lorelai, posso falar com você?
Lor: - Claro!
As duas vão para a cozinha...
Soockie: - Você e Luke... É verdade?
Lor: - Onde você ouviu isso?
Soockie: -Miss Patty e Barbbette.
Lor suspira e sorri e isso é suficiente pra que a amiga chegar a conclusão que queria...
Soockie: - Oh, meu Deus! Vocês estão juntos!!! Por que não me contou? Como foi isso?
Lor: - Não houve tempo, Soockie. Nós nos beijamos na despedida da Rory.
Soockie: - Vocês vão se casar?
Lor: - Eu não sei.
Soockie: Morar juntos?
Lor: - Eu não sei.
Soockie: - Você vai conviver com a April agora?
Lor: - Eu espero que sim.
Soockie: - Você ainda não tem muitas respostas, né?!
Lor: - Acho que não. Nós voltamos a namorar e acho que por enquanto é só.
Soockie: - Última pergunta: vocês vão sair?
Lor: - Hoje à noite. Ainda não sei aonde vamos... É um mistério.
Soockie: - Ohh, isso é tão excitante. Você e Luke hein... Isso é tão perfeito.
As duas amigas se abraçam e Soockie fica pulando igual ‘bolinha perereca’.
----------------------

A conferência terminou com palmas e todos se levantam. Rory fecha o laptop e vai até a recepção...

Rory: - Você sabe onde eu posso encontrar um café por aqui?
Mulher da recepção: - Nós temos ali naquela saletinha disponibilizado para os hóspedes.
Rory: - Obrigada!
Rory se serve do café, toma e faz uma careta que é percebida por um homem que chega para falar com ela...
Alex: - Terrível, não é?! Mas na ausência de um bom, vale qualquer coisa desde que contenha cafeína.
Rory: - Um dos piores que eu já tomei.
Alex: - Sou Alex  O´Connel do Chicago Sun Times. Eu te vi lá dentro, não é? Você não fez nenhuma pergunta...
Rory: - Rory Gilmore, Times Maganize, mas apenas a revista on-line. Eu não falei nada porque para falar a verdade, não fui informada desse evento. Eu tinha acabado de chegar, ainda nem conheci meu quarto... É o meu primeiro dia.
Alex: - Imaginei que fosse.
Rory: - Está tão óbvio?
Alex: - Não se preocupe. Rapidamente você pega tudo. Aqui vai uma dica: a campanha do senador tem uma agenda de atividades on-line bastante atualizada. É bom você dar uma olhadinha antes de dormir e na hora do almoço.
Rory: - Muito obrigada!
Alex: - Nancy pode ser bem durona, não acha?
Rory: - Ela apertou o cara direitinho... rsrs.
Alex: - Relaxa! Os outros são mais tranqüilos.  Aquela sentada ali é Bridget Smith, uma inglesa que trabalha para o de Daily Mirror. Bridget, diz oi pra novata Rory!
Bridget: - Oi, Rory!
Alex: - Aquele no telefone é o brasileiro Daniel Costa da Globo News, provavelmente falando com a namorada.
Rory: - E eu que achava que estava longe de casa...
Eddie chega...  
Eddie: - Olá! Quem é esta jovem que você está monopolizando, Alex? Não dê muita confiança pra esse cara não hein! Seu primeiro dia?
Alex: - E esse aí é o Eddie. Edward Johnson do New York Times. Normalmente ele não está de tão bom-humor.
Rory: - Oi, Eddie?! Sou Rory Gimore. Estou começando hoje pela equipe on-line da Times Magazine.
Eddie: - Bem-vinda!  
Eddie e Rory apertam as mãos.
Eddie: - Nos vemos no jantar beneficente então! Boa tarde, Rory!
Rory: - Claro! Até lá!
Pela cara de Rory e a fala sem firmeza, Alex percebe a verdade...
Alex: - Você também não sabia nada sobre esse jantar, não é?!
----------------------------------

Luke´s, seis e meia da noite – Luke desce arrumado e começa a pegar comidas na lanchonete e guardá-las numa bolsa.
Kirk: - Você e Lorelai voltaram?
Luke: - Estou saindo, Kirk!
Kirk: - Vocês estão noivos de novo? Eu posso vender outro anel pra você.
Luke: - Não estou procurando por um anel, Kirk! Estou saindo. Feche pra mim, Ceasar!
Luke sai apressado.
---------------------

Lorelai abre a porta, troca um selinho sem graça com Luke e entra no velho carro dele.
Lor: - Ei! Está cheirando a batatas-fritas aqui... Por quê?
Luke: - Não estou cheirando nada.
Lor: - Eu estou. Vamos jantar num drive in? Achei que íamos a um restaurante... Não tem comida lá?
Luke: - Vamos ter comida. Isso eu garanto.
Lor: - E aonde vai estar essa comida? Aonde vamos?
Luke: - Vocês está linda, sabia?!
Lor: - Você também não está nada mal.
Luke acha que conseguiu fazê-la desistir com o elogio, mas um minuto depois...
Lor: - Eu acertei, não é? Drive-in?
--------------------------

 O carro para numa baía e Luke desce com a mala e Abre a porta para Lorelai.
Lor: - Por que a mala? Por que estamos aqui? Oh, não! Você vai me matar, me colocar na mala e me jogar na baía? Eu sabia que um dia você ia se revelar, Al Capone.
Luke: - Da primeira vez que saímos juntos eu te levei para um lugar especial pra mim pra que você conhece um pouco mais do meu mundo.
Lor: - E aí me mostrou o horóscopo na sua carteira... Ohhhh...
Lorelai faz cara de mocinha levanto as mãos ao coração e Luke sorri...
Luke: - Dessa vez eu quero te mostrar outro pedaço de mim, um sonho... Lorelai, este é o meu barco.
Lor: - Ele é lindo, Luke!
Luke: - Deixe-me ajudá-la!
Luke ajuda Lor a subir no barco e ela vê no convés uma mesa pra dois toda arrumada e com velas para a iluminação.
Lor: Luke... / (Um dos raros momentos em que Lorelai não encontra palavras) /
Luke: - Você gostou?
Lorelai: - Tudo está perfeito!
Lorelai se senta, Luke acende as velas e tira a comida da malinha pra servir. Jantam ali ancorados na garagem flutuante.
---------------------

Rory de vestido de festa sentada numa mesa de toalha fina com flores em seu centro. Todo o salão está cuidadosamente decorado. As pessoas estão concentradas no discurso do presidente da ONG que está para terminar e só os garçons se movimentam...
Presidente da ONG: - Assim agradecemos a parceria firmada com o senador Barck Obama e a presença de todos vocês. Tenham a certeza de que continuaremos incessantemente trabalhando pelo bem-estar dos milhares de desabrigados e pela edificação de novas casas.
Palmas, inclusive as de Rory. Ela agora se levanta e pega um cocktail da bandeja do garçom e anda pelo salão. Bridget se aproxima dela....
Bridget: - Rory, a vã vai sair agora.
Rory: - Estou indo. Obrigada!
-------------------------

A vã anda pela estrada com os seis jornalistas dentro dela. Rory parece um pouco cansada da agitação do dia...
Rory: - Que dia hein!
Nancy: - É... Bastante normal, né?!
Rory faz uma cara surpresa ao ouvir que esse fora um dia aparentemente normal e se vira pra janela. Olha para o relógio e pra janela de novo...
Bridget: - Está pensando em quem agora? Num garoto?
Rory: - Na minha mãe... Sei que parece estranho, mas ele é tipo minha melhor amiga. O dia foi tão agitado que eu nem parei para dizer um oi para ela.
Bridget: - Legal! Isso é bem raro, mas acho que todas nós gostaríamos de ter vivido algo assim. Eu e minha mãe estávamos mais pra “Freak Friday” antes da troca de corpos.
Rory: - De onde você é na Inglaterra? Eu estive em Londres... Cidade fantástica! Apaixonei-me por ela. É uma terra de grandes escritores também.
Bridget: - É, os ingleses gostam de escrever. Sou de Brighton, mas vivo em Londres há uns bons anos. Já esteve em Brighton? É um paraíso: a vista do deck, o mar, a King´s Road, o Royal Pavilion que lembra muito o Taj Mahal e não sei se é puro saudosismo meu, mas prefiro o Fish and Chips de lá. Você devia ir durante o Brighton Festival quando temos peças e concertos na rua.
Rory: - Soa muito bem. Acredite em mim, entendo o que você sente por sua cidade natal.
As lembranças de Bridget estavam levando os pensamentos de Rory para Stars Hollow.
-------------------------

Luke para a caminhonete em frente à casa de Lorelai. Lorelai olha para seu celular...
Luke: - Está esperando uma ligação de quem?
Lorelai: - Que?
Luke: - Já perdi a conta de quantas vezes você encarou seu celular. É da Rory, não é?!
Lor: - Sou tão previsível assim ou é você que me conhece demais?
Luke: - Prefiro a segunda opção. Ela chegou bem?
Lor: - Eu não sei. Não tive notícias dela o dia todo.
Luke: - Ela deve estar muito ocupada, mas vai ainda vai ligar. Você vai ver.
Luke e Lorelai se levantam e vão andando de mãos dadas até a varanda.
Lor: - Obrigada pela noite, Luke! Sério... Foi demais!
Luke: - Um dia vou convidá-la pra velejar de verdade.
Lor: - Vou aguardar o convite, capitão!
Os dois se beijam lentamente com musiquinha GG ao fundo e Kirk sai de trás um arbusto de supetão...
Kirk: - Ahá! Então vocês estão mesmo juntos...
Luke: - Esta cidade não tem mesmo o que fazer... Boa noite! Nos vemos na lanchonete amanhã. Boa noite, Kirk!
Lor: - Até manhã! E Tchau, Kirk!
Lor espera Luke entrar na caminhonete e depois entra em casa, senta-se no sofá e chama pelo Paul Anka que pula ao lado dela.
----------------------

A vã para em frente ao hotel e os jornalistas entram. Na recepção, Alex se vira para Rory...
Alex: - Vai um pouco daquele café ruim?
Rory: - Não, obrigada! Deixa pra próxima. Estou um pouco cansada com a viagem e tudo o mais. Boa noite todo mundo!
Rory sobe as escadas, coloca as chaves na porta, entra no quarto e se joga na cama. Tocando lara-lara, lara-lara, lááá ... Rory fica a olhar o quarto com calma pela primeira vez em todo o dia. Ela abre o laptop pra fazer anotações sobre o jantar, mas pára na primeira frase. Desistira de escrever porque não estava com cabeça naquele momento. Levanta, abre as malas pensando em ajeitar suas coisas. Tira um casacão e pendura no armário. Olha pra mala, fecha a mala e volta para a cama. Finalmente pega o telefone e liga pra casa...
Rory: - Mãe?!
Lor: - Rory? Rory? É você?
(Rory sabe que sua mãe está fazendo graça com aquele jeito dramático-cômico habitual)
Rory: - Você sabe que sou eu engraçadinha. Pensei em você o dia todo.
Lor: - Eu também! Como foi o dia?
Rory: - Fiz mais coisas que o Jack Bauer e isso tudo sem se quer uma dose de café bom.
Lor: - Tão difícil assim?
Rory: - Não foi ruim. Só tudo muito novo. O único problema é que era visível que eu era uma novata desinformada, mas a equipe é muito legal. Nancy do Post me dá mais medo do que a Paris, mas Alex e Bridget foram bem legais comigo. Tem também um jornalista do Times e um brasileiro na nossa equipe. Fui a uma conferência fechada e num jantar beneficente, sentando na mesa da imprensa, acredita?
Lorelai: - Esteve com Obama?
Rory: - Ainda não. Depois conto mais. Fale de você, de casa, etc, um pouco. Esteve no Luke´s?
 Lor: - Sim, estive e também no barco do Luke.
Rory: - Uau! Já?
Lor: - Ele fez um jantar pra mim lá na baía. Lindo... Mas não é tanta coisa como você está pensando. Estamos indo devagar.
Rory: - Melhor dar um passo de cada vez, não é?!
Lor: - É sim! Então de onde são Alex e Bridget? Conta o seu dia com calma pra mim.
O episódio acaba com uma das típicas musiquinhas de GG sem letra alguma e Lorelai e Rory ao telefone. A primeira jogada no sofá e a outra na cama com o laptop aberto e largado ao lado.

Um comentário: